(11) 4228 3879
(11) 2759 0138
(11) 96953 6028
R. General Ozório, 410 - Santa Paula, São Caetano do Sul - SP, 09541-320, Brasil

TRATAMENTO DE ATM

O que é a ATM?

A ATM é a articulação temporomandibular que liga o maxilar com o crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.

Geralmente a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para "fora", fazendo um estalando e até travando por um instante.

Sintomas da DTM

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:

• Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Tratamentos para DTM

Embora sem cura, há diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir os sintomas, como por exemplo:

• Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida. Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
  • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação poderá ser recomendada.